Resenhas

Resenha: Cobalt Blue – Stop Momentum (2017)

Um dos lançamentos locais de 2017, já pode ser inserido como um dos melhores lançamentos nacionais do ano. Já explico.

Apesar de ter um certo tempo de carreira, o quinteto Cobalt Blue, formado por: Fabio Ghizoni, Felipe “Dizzy” Canan, Felipe “Frango” Gall, Felipe Martinez e Julio Miotto, lançou há poucos meses atrás o estranho e intrigante “Stop Momentum”, seu primeiro trabalho cheio.

E que trabalho!

A banda é conhecida como uma das representantes do stoner local (Santa Catarina) e também nacional. Só que ao contrário de muitos dos seus pares, a base melódica é tão diversificada que seria uma tremenda heresia classificá-la apenas como uma banda de stoner.

Cobalt Blue é rock pesado, mas inteligentemente consegue aglutinar tantas influências e estilos quanto seria possível. Baseada em musicistas virtuosos e um frontman com uma voz que oscila entre agudos e tons mais contidos.
De experimentações ao jazz da primeira faixa “At Due Gesture”, ao rock progressivo e agressivo da segunda “Bereaved”, um petardo de 04:01, a banda não dá voltas em seu cartão de visitas, que segundo uma teoria, se a banda ou artista não te prender nas 2 ou 3 primeiras músicas, desista de escutar o restante.

Uma música que consegue fugir das obviedades e vai além do que o gênero onde os classificaram apresenta.
Cadência e riffs que ecoam Led Zeppelin e Black Sabath faze parte do repertório, mas o quinteto é de um apuro musical que beira o absurdo!

Com produção do vocalista, Julio Miotto sendo auxiliado pela própria banda, o trabalho com 9 faixas é uma daquelas obras que enaltece a inteligência musical do ouvinte. É possível passear e juntar tantas influências em sua música quanto possível, sem o álbum parecer um Frankenstein.

Cobalt Blue é uma realidade nacional.

Agora basta você leitor atento descobrir!

9.4

Stop Momentum – Cobalt Blue

Gravadora: Independente

Um dos lançamentos mais inteligentes do ano!

Luciano Vitor

Luciano Vitor

Formado em direito, frequentador de shows de bandas e artistas independentes, colaborou em diversos veículos: Dynamite, Laboratório Pop, Revista Decibélica, Jornal Notícias do Dia, entre outros. Botafoguense moderado, carioca radicado em Florianópolis há mais de 20 anos.

Outras matérias deste autor