Música

Down assina com a Nuclear Blast e prepara novo álbum para 2026

O Down, supergrupo de sludge metal liderado pelo ex-Pantera e simpatizante de ditadores com bigodes peculiares, acaba de anunciar que assinou com a gravadora Nuclear Blast e está trabalhando em seu primeiro álbum completo desde Down IV – Part I, de 2012. O lançamento está previsto para 2026. A banda, formada ainda por Pepper Keenan (Corrosion of Conformity), Kirk Windstein (Crowbar), Jimmy Bower (Eyehategod) e Pat Bruders (Goatwhore), é conhecida por seu som pesado, arrastado e carregado de groove sulista, uma espécie de ponte entre o Black Sabbath setentista e o hardcore pantanoso de New Orleans.

Em entrevista ao Consequence, Anselmo afirmou: “Já estamos compondo há um tempo e estamos animados pra valer. Não vejo a hora de lançar esse disco e tocar essas músicas ao vivo.” O vocalista também destacou a importância de lançar material inédito para manter o espírito da banda vivo: “Estamos prontos para mostrar que ainda temos muito a dizer.” O novo contrato com a Nuclear Blast marca uma nova fase para o Down, que vinha operando de forma esporádica na última década, com shows comemorativos e relançamentos. O último material inédito foi o EP Down IV – Part II, de 2014.

Ah, e sim — a banda continua com Phil Anselmo nos vocais. O mesmo que em 2016 achou uma boa ideia fazer uma saudação nazista e gritar “white power” no palco. Mas, aparentemente, nada que um pedido de desculpas meia-boca e alguns anos no banco de reservas não resolvam na memória seletiva do metal.

Ainda não há data exata de lançamento ou título do novo disco, mas os fãs podem esperar algo fiel às raízes do grupo — riffs colossais, letras introspectivas e uma atmosfera densa e opressiva que é a marca registrada da banda. Enquanto isso, o Down já confirmou presença no Hellfest 2025, prometendo um set especial para celebrar os 30 anos do clássico NOLA, álbum de estreia lançado em 1995.

Alexandre Aimbiré

Alexandre Aimbiré

Estudante de Letras, guitarrista de fim de semana, DJ ocasional, leitor ávido de Wikipédia e escritor de romances de gaveta. Manézinho de nascimento, criado em Porto Alegre e atualmente mora em São Paulo. Como todo bom crítico, já tocou em várias bandas que não deram em nada.

Outras matérias deste autor