Coberturas

Amaro Freitas e Zé Manoel – Clube da Esquina – Teatro do CIC – 07/11

ANTES DA MÚSICA…

Antes de adentrar o que foi o TUM, na noite de quinta-feira, um parêntese (nem tão pequeno) para explicar a importância do festival para o cenário musical da cidade e para a cadeia produtiva local.

O TUM Festival proporciona os melhores encontros entre a música contemporânea brasileira e o público catarinense. No presente ano, a sustentabilidade faz parte da pauta do festival, onde não apenas a presença de grandes artistas, como também a ocupação dos postos de trabalho na organização do Festival por mais mulheres, pcds, indígenas e negros, proporcionado dessa feita, um festival antenado com as melhores práticas dos festivais atuais.

Com poucos muitos passados das 21:00, após a apresentação da diretora do festival, Ivana Toloti, os músicos adentram ao palco e sem muitas delongas, começam o show.

O SHOW…

Com releituras delicadas e precisas, o pianista e compositor Amaro Freitas junto de seu conterrâneo, Zé Manoel, apresentaram a um Teatro do CIC quase lotado, canções atemporais do Clube Da Esquina.

Com uma voz aveludada e calma, Zé Manoel é o contraponto a dissonância (nenhuma música é um caminho reto, a música é torta, e absolutamente imprevisível, por isso é dissonante no melhor sentido, inclusive com as sobreposições de composições uma dentro da outra) e técnica de Amaro.

Músicas com o piano servindo não só com suas teclas e cordas, mas também como instrumento percussivo que poucos exploram.

Clássicos como: ” Trem Azul”, “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo”, “Janela Lateral” e “Clube da Esquina”, fizeram parte do espetáculo.

O show é intimista e ao mesmo tempo poderoso.  Com um misto de jazz, música clássica e pitadas de genialidade musical, os 2 músicos são como yin e yang, 2 opostos que se complementam dentro da apresentação do espetáculo.

Quando havia interação da plateia com os artistas, a peça ficava completa.

07 de novembro foi uma daquelas noites mágicas em Florianópolis.

Mas talvez, apenas quem esteve presente ao CIC, tenha notado a mágica, na Ilha, que tem magia dentro da sua secular história.

SET LIST:

  1. TUDO O QUE VOCÊ PODIA SER
  2. CAIS
  3. O TREM AZUL
  4. CRAVO E CANELA
  5. UM GIRASSOL DA COR DO SEU CABELO
  6. JANELA LATERAL
  7. SAN VICENTE
  8. CLUBE DA ESQUINA N 2
  9. ME DEIXE EM PAZ
  10. NADA SERÁ COMO ANTES

Agradecimentos a Assessoria de Imprensa formada por: Paulo Almeida e Alexandre Aquino

Luciano Vitor

Luciano Vitor

Formado em direito, frequentador de shows de bandas e artistas independentes, colaborou em diversos veículos: Dynamite, Laboratório Pop, Revista Decibélica, Jornal Notícias do Dia, entre outros. Botafoguense moderado, carioca radicado em Florianópolis há mais de 20 anos.

Outras matérias deste autor