Entrevistas

RODY BOTTUM (FNM)!!!

Cerca de uma hora antes do show que ocorreu no último dia 24 de setembro, em São Paulo, o tecladista e fundador do FNM Roddy Bottum recebeu o Notícias do Dia para um rápido bate papo.

UNDERFLORIPA – Após tantos anos sem gravar um álbum de inéditas, você ainda tinha esperanças de lançar material inédito com o FNM?

RODDY BOTTUM – Eu nunca pensei muito nisso até que começamos a fazer as turnês e fizemos muitas turnês. Então foi ficando chato pois só tocávamos as coisas antigas, portanto aconteceu de forma bem natural pois, estávamos juntos e fez sentido fazer novas músicas e eu fiquei surpreso pois não imaginava que iríamos gravar um novo álbum.

UNDERFLORIPA – Existem algumas bandas que possuem uma quase unanimidade no Brasil. Mesmo aqueles que não gostam do tipo de som, respeitam.  O FNM mantém esse apelo devido a sua integridade musical em tantos anos de estrada. Seria esse o motivo de a banda ter tantos fãs no Brasil?

RODDY – Eu não sei porque gostaram, não consigo entender. É uma música muito estranha para mim, fico sempre surpreso quando gostam da gente. No início éramos populares somente em grupos menores, o que fazia sentido, acho que as pessoas gostam da nossa química, gostam dos nossos shows. A primeira vez que viemos aqui tocamos no Rock In Rio e era o maior estádio do mundo (Maracanã) e muita gente viu na TV. Do nada todos sabiam quem éramos, acho que as pessoas se atraem pela nossa energia nos shows.

UNDERFLORIPA – Como os americanos enxergam a música brasileira?

RODDY – Eu acho que é um mundo diferente para os americanos, existe uma cultura brasileira nos EUA, principalmente em Nova York, onde eu vivo e que tem diferentes culturas, tem uma comunidade grande do Brasil, mas não sei dizer.

UNDERFLORIPA – São mais de 30 anos envolvido com música. Você pensa em parar um dia? E depois de parar, você se vê sentado numa cadeira aproveitando a aposentadoria ou consegue se imaginar tocando com mais de 70 anos como o Charlie Watts (baterista do Rolling Stones)?

RODDY – Eu tenho outra banda que eu toco as vezes, mas eu nunca pensei em tocar de novo no Faith No More. Foi uma surpresa pra mim, nem pareceu real quando falamos sobre isso, parecia um sonho, e agora aqui estamos depois de 5 anos, é bem legal.

UNDERFLORIPA – Você sabia que varias bandas brasileiras independentes fizeram um tributo ao FNM? Você já ouviu?

RODDY – Não ouvi o tributo, poxa! Quantas músicas?

UNDERFLORIPA – Mais de 20 músicas.

RODDY – Bastante, isso parece ser bem legal. Todas as bandas são brasileiras? Cantam em inglês ou português?

UNDERFLORIPA – Todas as bandas são brasileiras. Nas duas línguas. (NOTA: A única banda que canta em português são Os Ambervisions, quarteto catarinense.)

Agradecimentos: Alexandre Franco, Silvio e Gerard (Voice Music).

Luciano Vitor

Luciano Vitor

Formado em direito, frequentador de shows de bandas e artistas independentes, colaborou em diversos veículos: Dynamite, Laboratório Pop, Revista Decibélica, Jornal Notícias do Dia, entre outros. Botafoguense moderado, carioca radicado em Florianópolis há mais de 20 anos.

Outras matérias deste autor