Música

Aláfia retorna a Florianópolis com nova formação e álbum novo!

Apesar de termos uma gama gigante de artistas e bandas dentro do Brasil, tirando as orquestras e big bands (que já não são muito comuns em se tratando de Brasil) não é muito usual ver bandas com mais de cinco ou seis integrantes no palco.

O que dizer então de uma banda que tem simplesmente 12 integrantes em sua frente? As vezes agrupando até mais músicos em algumas apresentações?

Se essa banda for independente então, é quase certo que aqueles que desconhecem o mercado e circuito de shows alternativos que vive a margem dos grandes shows e festivais taxariam todos os músicos de loucos. Mas como fazer música sem uma certa dose de loucura e poder conviver de maneira organizada e criar arte dentro de uma quase comunidade com 12 pessoas diferentes?

Aláfia que em iorubá significa “caminhos abertos”, surgiu há pouco mais de sete anos. Três discos depois, os caminhos da banda os trazem novamente à Florianópolis.

Se da última vez em sua frente estavam os vocais de: Eduardo Brexó, Jairo Pereira e Xênia França, a banda retorna com duas vocalistas e sem Xênia; Estela e Eloisa.

A cozinha rítmica e sonora continua gigante e funcionando como uma verdadeira orquestra: Fabio Leandro (teclados), Pedro Bandera (percussão), Lucas Cirillo (gaita), Gabriel Catanzaro (baixo), Filipe Gomes (bateria), Igor Damião (guitarra) e Vinicius Chagas (saxofone)!

Após 3 trabalhos lançados, o supergrupo promete soltar no segundo semestre o novo álbum “Na Base”, a primeira canção com direito a um videoclipe colorido e representativo chegou recentemente a rede mundial, “Canção para Nós”. Com direito a autoafirmação do candomblé, todos os integrantes fazem ponta devidamente trajados com vestimentas afro e uma aproximação com a sonoridade black e soul dos anos setenta.

A faixa se mostra muito mais próxima a realidade sonora brasileira como: os Tincoãs, Jorge Benjor e Simonal do que trabalhos anteriores, quando George Clinton, Fela Kuti e Afrika Bambata pautavam as canções mesmo que de maneira sutil.

Essa virada musical, já se mostrava latente no trabalho mais recente do grupo “SP Não é Sopa” de 2017. Isso sem deixar de lado o rap e música com fortíssima pegada africana que a banda sempre fez questão de manter presente em seus discos.

Envolvendo temáticas atuais e a luta contra o racismo, xenofobia e inclusão, Aláfia mostra mais que nunca que os caminhos continuam abertos a quem não tem preconceito e está livre para abraçar novas sonoridades!

SERVIÇO:

SHOW:

Aláfia

DJ STARLLONE

Quando: SEXTA,24 de Maio

Horário: 22 HORAS
Local: Balaio de Gato – Avenida das Rendeiras, 1176, Lagoa da Conceição, Florianópolis

INGRESSOS

 www.sympla.com.br

Luciano Vitor

Luciano Vitor

Formado em direito, frequentador de shows de bandas e artistas independentes, colaborou em diversos veículos: Dynamite, Laboratório Pop, Revista Decibélica, Jornal Notícias do Dia, entre outros. Botafoguense moderado, carioca radicado em Florianópolis há mais de 20 anos.

Outras matérias deste autor