Resenhas

Kara Delik – Kara Delik (2025)

O spotify é uma maravilhosa ferramenta, menos para remunerar os músicos.

Dito isso, apareceu para mim, essa banda que eu nunca tinha ouvido antes, Kara Delik. Com um nome estranho para nós sul americanos.

Uma rápida pesquisada, nos leva as origens do trio, da Península de Anatólia a Berlim atual, tudo no som é calcado em linhas de baixo fortes, kraut rock, post punk e a cena fora da própria Berlim.

A banda é formada por: Baris Öner – Saz/vocal (anteriormente estava na banda Istanbul Ghetto Club), Andi Sommer – baixo/sintetizador/vocal (fazendo parte também da Henry Fonda, Afterlife Kids, Yacht Communism) e Eilis Frawley – bateria/vocal (Anika, Laura Lee & The Jettes, I Drew Blank).

Com partes cantadas, partes da música faladas ou como preferirem, declamadas, o trio foge do lugar comum, são faixas com andamentos quebrados, com um som completamente fugindo da lógica. Dito isso, o mais novo trabalho do grupo está para o mundo inteiro ouvir, o homonimo “Kara Delic”lançado no último dia 11 é um achado para quem não conseguia colocar na mesma estante, música turca,post punk, kraut e o que mais couber dentro do caldeirão desse trio.

A faixa de abertura, “Jota” é daquelas hipnotizantes. Com aquele som de cordas que remete a Turquia, com menos de um minuto, entra num delírio hipnotizante. Voz rascante e coral dos membros da banda cantando refrões em unissono.

A segunda faixa, “Here if You Need”, segue a toada. Mas o engraçado é que a introdução, parece rabeca, o parente do violino, só que mais grave, e emulada num sintetizador. E novamente vem aquela sensação de espiral, de hipnose que a banda consegue em cada faixa.

Com refrão chiclete, ritmos turcos e novamente aquela sensação de: WTF? A banda consegue surpreender.

São 11 faixas, uma mais louca que a outra, e isso é muito bom! Fugir do lugar comum, da catarse pop atual e ritmos fofinhos das bandas recentes.

Prova disso é a sexta faixa “Self Destruct”, com um quê de música concreta, e mais uma vez, um refrão chiclete.

Com 35:34 de duração, o disco é daqueles achados sensacionais. Uma mistura tão louca que seguiria fatalmente dois caminhos, ou seria uma completa obra prima ou um apanhado absurdo de coisas estranhas que dariam certo.

Altamente recomendado!

Procurem:

https://www.instagram.com/karadelikband

10

Kara Delik – Kara Delik

Gravadora: Independente

Trio baseado em Berlim,música tipica turca, post punk, kraut rock e esquisitices! Sensacional!

Luciano Vitor

Luciano Vitor

Formado em direito, frequentador de shows de bandas e artistas independentes, colaborou em diversos veículos: Dynamite, Laboratório Pop, Revista Decibélica, Jornal Notícias do Dia, entre outros. Botafoguense moderado, carioca radicado em Florianópolis há mais de 20 anos.

Outras matérias deste autor